YouTube player

Esse é um recado especial para os pacientes com PSORÍASE

Sabiam de 3 a cada 10 pacientes com PSORÍASE podem apresentar a manifestação articular da doença?

É a chamada ARTRITE PSORIÁTICA

Felizmente, existe uma forma simples do paciente com psoríase descobrir se tem chance elevada de ter essa alteração. Basta responder as seguintes perguntas:

  1. Algum médico já disse que você tem artrite?
  2. Você já ficou com inchaço nas articulações?
  3. Você tem pontos ou furos nas unhas?
  4. Você já ficou com um dedo todo inchado?
  5. Você já ficou com inflamação no tendão de aquiles?

Se você responder positivamente para 3 destas 5 perguntas, você tem chance aumentada de ter artrite psoriática. Você deve procurar uma reumatologista.

Mas o que é a artrite psoriática?

A artrite psoriática é a manifestação articular da psoríase e pode afetar aproximadamente 30% dos pacientes. A artrite psoriática ocorre em igual porcentagem em homens e mulheres, a maioria já na vida adulta. Geralmente o acometimento da pele precede ou acompanha o articular e suas gravidades não estão relacionadas. Raras vezes há manifestações nas juntas antes de haverem na pele. E quase 90% dos pacientes com psoríase nunca desenvolvem doença articular.

Qual é sua origem?

A artrite psoriática, assim como a psoríase, é uma doença genética. Indivíduos geneticamente predispostos, quando expostos a fatores ambientais podem manifestar a doença. O risco de ter a doença entre irmãos em relação ao risco na população geral é superior a 27, valor muito mais alto que o da psoríase, que está entre 4 e 11. A prevalência de psoríase é 19 vezes maior entre parentes de primeiro grau de pacientes com artrite psoriásica em relação à população em geral.

Como ela aparece?

Existem cinco formas de apresentação da artrite psoriásica:

  1. Forma oligoarticular (envolvimento de poucas articulações inflamadas) – Atinge menos que cinco juntas, particularmente grandes articulações, como joelhos, tornozelos e unhas, podendo envolver também pequenas articulações das mãos e pés. Esta é a forma de inicio mais comum.
  2. Forma poliarticular, ou seja, de muitas juntas inflamadas ao mesmo tempo; assemelha-se a artrite reumatoide. Pode evoluir com deformidades articulares. Envolve mãos, pés, joelhos e tornozelos.
  3. Acometimento das articulações distais dos dedos das mãos (as que estão próximas às unhas, que frequentemente também estão acometidas).
  4. Forma mutilante, como o nome está dizendo, provoca grandes destruições nas juntas, principalmente mãos e pés.
  5. Envolvimento preferencial da coluna – é a forma mais rara, mas provoca dor constante na coluna vertebral, evoluindo com limitações físicas.

O que fazer?

Se você tiver psoríase e sintomas articulares busque se consultar com reumatologista.

Post anterior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *